Zaalouk de Berinjela
Adorei esta salada. Provavelmente foi a comida mas saborosa que preparar. Estava a procura de uma receita de cuscuz com berinjela e alcachofra, um prato que saboreei recentemente, mas não encontrei nem sombra dela. Mas felizmente, me deparei com esta receita aqui, que me agradou tando e tenho certeza que irá saciar os mais exigentes também. Muito obrigada Luciano e Alia por apresentarem este encanto de comida marroquina. Publico a minha versão, mas vejam os vídeos, no final da receita, para saberem como os profissionais a fazem.
.
.
Ingredientes (3 porções):
- 1 berinjela grande;
- 1 berinjela chinesa (bem comprida e fina), cortadas em rodelas de +ou- 4 mm;
- 3 dentes de alho, ralados ou bem picados;
- 1 cebola pequena, bem picada;
- azeite de oliva;
- 3 tomates médios (sem pele e picados);
- 1 porção de cebolinha picada;
- 1 colher (chá) páprica;
- 1 colher (chá) sal;
- 1/2 colher (chá) pimenta do reino moída;
- 1 colher (chá) cominho moído;
- 1 colher (chá) de salsa desidratada;
- 1 colher (chá) de coentro desidratado;
- suco de 1/2 lima;
- vinagre balsâmico; e
- 1/2 baguete cortada em fatias, regada com azeite e tostada.
Preparo: (duas formas para preparar a berinjela "A e B").
- (1A) Lave a berinjela e seque-a. Com um garfo faça alguns furos nas superfície dela. Enrole-a com plástico filme e leve ao microondas por uns 8 minutos ou até ficar bem murcha.
- (2A) Corte a berinjela ao meio e retire a polpa. Coloque a polpa em uma peneira p/ extrair o excesso de líquido. Reserve.
Ou...
- (1B) Descasque parcialmente a berinjela e corte-a em pedaços (A casca intensifica o sabor da berinjela, veja o vídeo da Alia).
- (2B) Cozinhe em água com sal por 30 minutos. Coloque a berinjela cozida em uma peneira para escorrer a água, pressionando-a com uma colher para que o excesso de líquido saia dela. Reserve.
- Frite as mini-rodelas de berinjela em azeite até dourarem (+ou-3 colheres de sopa de azeite). Escorra em papel toalha e salgue levemente. Reserve.
- Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite (2 colheres de sopa), o purê de alho e a cebola por 1 minuto. Adicione a páprica e cozinhe mais 45 segundos. Depois acrescente os tomates picados, a berinjela, o sal, a pimenta do reino e todas as ervas. Cozinhe por 20 minutos, em fogo médio, mexendo e apertando os ingredientes com uma colher até o líquido evaporar e a pasta ficar espessa.
- Finalmente, acrescente o suco da lima. Retire do fogo e deixe esfriar na geladeira.
- Depois de frio, incorpore o azeite de oliva (1 ou 2 colheres de sopa). Mexa bem até a pasta ficar brilhante. Adicione uma pitada de açúcar caso a pasta esteja levemente amarga. (Não foi necessário).
Acabamento:
- Forre 3 potinhos de 7cm de diâmetro por 5cm de altura com o plástico filme.
- Disponha as rodelas fritas de forma que elas cubram toda a superfície dos recipientes (veja o vídeo do Luciano).
- Preencha com o zaalouk. Pressione bem e leve à geladeira por uma hora.
- Desinforme o zaalouk no centro de um prato. Segure as bordas do plástico filme com uma mão e, com a outra, levante o recipiente. Retire o filme e decore o prato com folhas verdes, vinagre balsâmico reduzido e torradas.
- Sirva, quente ou frio, acompanhado de folhas verdes, torradas ou cuscuz.
Fontes: Luciano Lunkes - Concha de Retalhos &
...........Alia - Cookingwithalia
6 comentários:
Essa eu vou encarar, parece mesmo deliciosa... até mostrei o site para o Dr Francisco (que adora berinjea e disse que vai fazer).
Depois digo como ficou a minha. Beijin, paulo
Oi Paulo, tenho certeza que ficará uma delícia. Hummm...fiquei com vontade de saborear um pouco mais. Beijocas, Pá
O que vocês acham que falta hoje em dia para quem lida com gastronomia em termos de informação e serviço? Ajudem-nos a desenvolver a gastronomia no Brasil! Nós precisamos das suas sugestões e comentários! Somos do +QueReceitas, um portal que busca promover o avanço da gastronomia por meio da colaboração dos amantes e profissionais da área na troca de informação e conhecimento.
Embora o +QueReceitas já disponha de várias ferramentas úteis para quem trabalha ou se interessa por gastronomia, gostaríamos de saber se ainda existe algo que faça falta e que não esteja sendo contemplado no portal. Pedimos que nos ajudem a criar um site de utilidade pública!
Mandem sugestões através do contato do site (www.maisquereceitas.com.br). Obrigado.
+QueReceitas – O portal do conhecimento gastronômico
Que absurdo de linda!!! E me deixou aqui a salivar...só de imaginar a combinação!!!
Adorei,
bjocas
si
Oi Simone, é de salivar mesmo. Obrigada pela visita. Beijos
Postar um comentário