quarta-feira, novembro 29, 2006

Um, dois, três

Este é o nome da primeira receita doce que fiz quando menina. Eu tinha meus 12 anos quando vi o Roger, do Ultraje a Rigor, passando esta receita em um programa da Marília Gabriela. "Aiii...que lembrança boa!!!"
Bem, 1, 2, 3 rende uns 40 biscoitos de consistência dura. Não espere um milagre no sabor desta receita. Ela não tem nada de mais, Ok???



Ingredientes:

- 1 tablete de margarina sem sal (250g + uma reserva p/ acertar o ponto quando necessário)
- 2 xícaras de açúcar (acho melhor colocar apenas 1 xícara e 1/2)
- 3 xícaras de farinha de trigo
- Cubinhos pequenos de goiabada p/ decorar (fica uma delícia)

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture, sove, aperte e continue mexendo isso até virar uma massa homogênea (o calor das mãos ou o tipo da farinha interfere na textura da massa).

Conforme a qualidade da farinha você precisará adicionar mais margarina, desta forma, coloque sempre uma quantidade pequena (uma colher de sopa) e misture bem para ter certeza da consistência da massa.

No começo a mistura ficará parecida com a farinha de milho grossa. É necessário trabalhar bem esta mistura p/ atingir a consistência certa. Para ter certeza se a mistura ficou boa, com uma colher de sopa vc pega uma quantidade da massa e faz uma bola do mesmo jeito que fazemos o brigadeiro (enrolando com um pouco de pressão entre as mãos).

Após enrolar, achate (um pouco) a bola entre as mãos, acrescente um pedacinho de goiabada no topo e coloque o biscoito na assadeira. Esta receita é muito gordurosa, não é necessário untar a assadeira. Para saber se o ponto da massa está certo, quando vc achatar a bolinha ela não deve trincar ou rachar. Novamente, NÃO ACHATE MUITO. O calor do forno irá derreter o biscoito e ele ficará achatado naturalmente.

Mantenha um bom espaço entre cada biscoito (4 ou 5 cm).

Asse em forno baixo (275°F ou 135°C) por aproximadamente 50 minutos. Se você assar em temperatura mais alta o fundo do biscoito vai queimar e internamente ele ficará cru (mesmo diminuindo o tempo no forno).

Tire do forno e deixe esfriar antes de retirar os biscoitos da assadeira, ou tire-os com uma espátula e coloque-os sobre a bancada p/ esfriar.

Se você for uma formiga (gosta de biscoito bem doce), quando a temperatura deles estiver morna, coloque um pouco de açúcar (1/4 xícara) em um saco, acrescente dois ou três biscoitos por vez e agite o saco. Fica bem bonitinho com açúcar e mais calórico também.

Guarde-os em um recipiente tampado, é claro, depois de frio né!!!

Como não encontrei a goiabada, coloquei metade de uma castanha de caju no topo do biscoito. Até que ficou bom, mas a castanha não adere muito ao biscoito, as vezes ela desgruda e fica feio p/ servir. Também coloquei geléia de framboesa, mas não aprovei não. Não se compara a goiabada, infelizmente!!!

Nem lembro quantas vezes fiz esta receita, talvez umas 30 vezes. Acho que não acertei 2 vezes. Quando eu tornar a fazê-la, tiro uma foto da massa e dos biscoitos antes de assar.

Boa sorte!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails