domingo, setembro 18, 2011

Bolo de Amora

Pedalando pelas redondezas, encontrei alguns arbustos de amoras, e por falta de conhecimento não saí intacta na primeira vez que fui colhê-las. U-hu-hu... depois de alguns arranhões fiquei esperta com os espinhos. No começo da temporada as frutinhas não estavam tão doce, então não fiquei animada para preparar uma receita com elas. Porém, na semana passada, como as amoras estavam tão suculentas, e como a colheita foi farta, achei que seria um desperdício usá-las apenas para fazer suco. Procurei algumas receitas na internet e deparei com uma tal de "Blackberry Cobber" (Torta de Amora). Resolvi adaptar a receita para utilizar os ingredientes da minha despensa. Ficou tão bom que não sei se um dia farei a receita original. ☺

A textura lembra o pudim de pão, molhadinha e saborosa. O bolo, que não cresce, pode ser servido quente ou frio. Outro atrativo desta prática receita é o sabor que ela mantem após ser descongelada. Com tantas qualidades, este é um prato que assino embaixo.



Ingredientes (6 a 9 porções):


• 2 1/2 xícaras (chá) de amoras frescas (ou congeladas), lavadas e escorridas;
• 1 xícara (chá) de açúcar (pode ser refinado, confeiteiro ou mascavo);
• 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos (usei a marca Quaker);
• 2 colheres (chá) de fermento;
• 1/2 colher (chá) de sal;
• 1 xícara (chá) de leite;
• 1/2 xícara (chá) de óleo de coco* líquido (pode ser manteiga s/ sal derretida).

* Fiz esta receita duas vezes. Na primeira usei um óleo de coco super bom, caro p/ caramba ($27 por 475ml), e o bolo ficou com cheiro e sabor de coco. Na segunda receita usei uma marca baratinha (produto do Walmart) e apesar de dizer que é óleo de coco, não possui cheiro ou sabor do dito. Então acrescentamos à receita:


• 1 xícara (chá) de coco ralado; e
• 1/4 de xícara (chá) de leite.


Preparo:

1) Em uma tigela misture as amoras com o açúcar e deixe descansar de 20 a 30 minutos. A fruta em contato com o açúcar formará um caldo melado.

2) Em outra tigela misture bem a aveia em flocos finos, o fermento, o sal, o leite e o óleo de coco. A massa fica como um mingau aglomerado. Acrescente então as amoras com açúcar a esta massa, mexendo os ingredientes levemente e o suficiente para distribuir bem as frutinhas.


3) Despeje a massa em uma assadeira retangular (22 x 22cm). Não é necessário untar a assadeira, mas mesmo assim borrifei um pouco de óleo e polvilhei um pouquinho de aveia em flocos no fundo dela antes de despejar a massa.

4) Asse em forno pré-aquecido (190°C ou 375°F) por 45 a 55 minutos. O bolo assou em 50 minutos e ficou repousando dentro do forno desligado por mais 20 minutos.

Sugestões: deixe o bolo descansar uns 20 minutos antes de servi-lo. Polvilhe um pouco de canela com açúcar sobre ele. E se você quiser incrementar ainda mais o sabor, coloque alguns pedacinhos de chocolate meio amargo no topo dele. Que delícia!!!

Outra sugestão??? Sirva o bolo morno, acompanhado por uma bola de sorvete de creme.

Comentários: Na receita original as amoras com o açúcar devem ser distribuídas sobre a massa. Porém, como diferentes ingredientes foram utilizados, e a aveia em flocos absorveu todo o líquido, misturamos todos os ingredientes para criar uma massa de consistência mais cremosa.

Fonte: A inspiração veio desta receita de Blackberry Cobber

Um comentário:

paulo césar giordano disse...

Uau, que maravilha! Tava com saudades das suas receitas! Essa eu mesmo vou preparar, aproveitando a temporada de amora aqui. Beijins!

Related Posts with Thumbnails