domingo, julho 29, 2007

Espaguete com Mariscos

Fiquei frustrada com o resultado simples deste prato. Observando os ingredientes vc perceberá que é uma receita comum. Por que a tolinha aqui esperava algo mais saboroso? Indico esta receita p/ quem gosta de sentir o gosto da massa, sem molhos p/ camuflar. Duas boas qualidades deste prato: rápido de preparar e deixa um aroma delicioso de maresia pela casa.


Ingredientes: (p/ 2 porções)

- 500g de mariscos (+ou- 30 conchas);
- 5 colheres de sopa de azeite;
- 3 dentes de alho bem picados;
- 4 colheres de sopa de salsinha bem picada;
- 4 colheres de sopa de vinho branco;
- 200g de espaguete;
- sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:

- Com uma faca bem afiada, raspe as conchas sobre água fria e corrente e retire toda a sujeira. Ou faça como eu, compre os mariscos já limpos. Tenha certeza que o produto é fresco!!!
Se o marisco estiver parcialmente aberto, dê uma espetada no molusco, se o danadinho não fechar a concha, jogue-o fora. "Descarte qualquer marisco que não esteja bem fechado."
- Cozinhe o macarrão ao dente em água salgada.
- Em uma panela média, coloque os mariscos com 3/4 de xícara de água sobre o fogo médio. Assim que os mariscos começarem a abrir retire um por um com a ajuda de uma espumadeira. Neste caso, descarte qualquer marisco que não abrir.
- Coe o caldo que sobrou dos mariscos colocando um papel absorvente sobre o coador para extrair as impurezas, reserve-o.
- Em uma frigideira grande coloque o azeite, o alho e a salsinha e frite por 2-3 minutos. Acrescente os mariscos, o vinho e a água que sobrou dos mariscos. Cozinhe em fogo médio por uns 4 minutos e salpique pimenta do reino a gosto. Verifique os temperos e adicione um pouco de sal se desejar.
- Escorra o espaguete e vire-o sobre a frigideira. Mexa todos os ingredientes até aquecer tudo por aprox. 3 minutos. Sirva imediatamente.

Fonte: Best-Ever Pasta by Linda Fraser

Dica: Faça um macarrão ao alho e óleo e sirva com os mariscos "sem o caldo que sobrou". Uma amiguinha deu uma ótima dica, colocar limão e mais alho. Sim, com certeza mais alho é necessário p/ esta receita ficar apetitosa. Grazie Agdah!

4 comentários:

lunalestrie disse...

Oi Pá!
Menina, frutos do mar não são pra mim, mas passei aqui pra te desejar uma ótima semana. Beijocas! :)

Akemi disse...

Amiga, sabe que fiz uma pasta com mariscos há umas 2 semanas atrás e apesar de simples ficou muito saboroso? E olha que não difere muito nos ingredientes com a sua receita. A única coisa a mais foi molho de tomate, bem pouco mesmo, mas aqui gostamos bastante. Vou ver se faço de novo por estes dias e posto! Bjs

Agdah disse...

Menina, eu também já andei me decepcionando com esses molhos de marisco, mas sem querer meter a colher no seu angú(e metendo), eu diria que aumentando a quantidade de alho (afinal leva 1/2 kg de mariscos), cebolas e um pouco de suco de limão também além do vinho branco, ficaria bem melhor.

Paula disse...

Oi Luna, adoro peixes e frutos do mar, mas não sei fazer nadinha nadinha. Tenho um p... medo de comprar estes produtos porque já tive alguns problemas com intoxicação alimentar. Porém, comecei a me arriscar com estes ingredientes obscuros...hihihi. Felizmente sobrevivi a minha primeira receita. :) Uma pena vc não gostar de frutos do mar. Acho que vc não vai querer blogar uma receitinha com eles, vai?

Oi Akemi, vou adorar testar a sua receita. Publica logo, agora é uma boa época p/ eu comprar mariscos. Valeu!

Agdah, gostei da sua dica. Tenho certeza que ficará mais gostoso. Pensei em fazer esta receita com macarrão ao alho e óleo. Acho que fica bom, o que vc acha? Vou colocar a sua dica na receita. Obrigada!

Meninotas, beijos grandes e uma ótima semana p/ gente! ;-)

Related Posts with Thumbnails