sábado, setembro 19, 2009

Panquecas com limão e sementes de papoula

Yummy, yummy... estas panquecas ficaram gostosas demais!!! A massa esponjosa é perfeita para absorver o sirup e as sementes de papoula acrescentam um toque crocante. Nada melhor que despertar os seu sentidos saboreando estas singelas e deliciosas panquecas.

Ingredientes p/ 4 porções (12 panquecas):
  • 1-1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (235g);
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar (60g);
  • 1 colher (sopa) de sementes de papoula;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó;
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
  • 1/4 colher (chá) de sal;
  • 3/4 xícara de leite magro (180ml);
  • 1/4 xícara (chá) iogurte s/ gordura (60g);
  • 2 claras de ovos;
  • 1 colher (sopa) suco de limão; e
  • 2 colheres (chá) de raspas finas de casca de limão.
Preparo:
  1. Esse processo é opcional: coloque as sementes de papoula em uma frigideira para dar uma tostada leve, por 1 a 2 minutos. Isso acentua o sabor das sementes.
  2. Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, as sementes de papoula, o fermento, o bicarbonato e o sal. Faça um buraco no centro desta mistura.
  3. Em outra tigela combine o leite, o iogurte, os ovos e o suco e raspas do limão. Despeje este líquido sobre a mistura de farinha e mexa tudo muito bem.
  4. Coloque uma frigideira antiaderente sobre o fogo médio/alto e besunte um pouco de óleo sobre ela (+ou- 1/2 colher de sopa). Faça um teste com uma gota d'água para saber se a temperatura da frigideira esta ideal. Se a gota pula ou "dançar" na panela, a temperatura está correta. Se a água evaporar imediatamente, está muito quente; se a água permanecer parada, ou apenas ferver, a frigideira não está quente o suficiente.
  5. Despeje 1/3 de xícara da massa pronta sobre a frigideira quente (use o medidor de ingredientes para dosar a quantidade certa). Vire cada panqueca quando a superfície estiver coberta por pequenas bolhas, por volta de 3 minutos. Ela esta pronta quando o fundo dela ficar com uma cor dourada escura, aproximadamente mais 2 minutos.
  6. Remova da frigideira e sirva a seguir.

Cometários: Despeje sirup, mel ou algum tipo de melado sobre as panquecas e sirva acompanhadas de frutas frescas e macias como: morango, blueberries, pêssego, etc. Fiz metade desta receita e usei um ovo inteiro ao invés de uma clara de ovo.

Fonte: Jane Fonda, Cooking for Healthy Living - (cada porção com 3 panquecas= 298 calorias)

5 comentários:

p.césare disse...

Yummy yummy mesmo, ponha na lista para o nosso desayuno de maio, ih ih ih. Com muitas blueberriessssssssssssssss
besito, pc

Paula disse...

Oi Pá, vc vai esperar até Maio para saborear esta delícia? Vc não sabe o que está perdendo!
Beijocas

Leandro disse...

Olá Paula,
parabéns pelo blog. Tudo muito gostos. Quando puder visite-nos também www.soturnaprimavera.blogspot.com
Abraços e até mais

Paula disse...

Oi Leandro, obrigada pela visita, volte sempre :-)

Leandro disse...

Olá Paula, que bom que gostou. Aquele na foto inicial sou eu. Seja mil vezes bem-vinda, siga-nos ou visite quando quiser, sempre tem material novo. Por aqui, vou me deliciando com suas receitas, caso não pareça também sou cozinheiro. Talvez possamos interagir um pouco. Abraços e mais uma vez obrigado pela visita.

Related Posts with Thumbnails