sábado, novembro 21, 2009

Rolos de Canela - Cinnamon Rolls

Mais uma receita para o lanche da tarde ou um café da manhã. Gostei desta aqui por ser simples e barata de preparar. Diferente de muitas outras receitas de cinnamon rolls, por acaso mais gostosas, porém mais trabalhosas. Vale o tempo e o material empregado!!!

Ingredientes (p/ 12 unidades):

Recheio:
  • 1/3 de xícara de manteiga cremosa;
  • 1 xícara de açúcar mascavo; e
  • 3 colheres (sopa) de canela em pó.

Preparo do recheio: misture todos os ingredientes e reserve.

Glacê:
  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro;
  • 2 colheres (sopa) de leite ou creme, e
  • 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha.

Preparo do glacê: acrescente a baunilha e, aos poucos, o leite no açúcar até formar um glacê de consistência pastosa.

Massa:
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 3 colheres (chá) fermento em pó;
  • 1/2 colher (chá) de sal;
  • 1/2 xícara de manteiga;
  • 1 ovo; e
  • 1/2 de xícara de leite.
Preparo da massa e do rolos de canela:
  1. Combine a farinha com o açúcar mascavo, o fermento e o sal. Corte a manteiga em pedaços e misture todos os ingredientes até que se torne uma massa farelenta. Este processo pode ser feito manualmente ou com um processador de alimentos.
  2. Bata o ovo com o leite. Adicione esta mistura aos ingredientes secos e misture tudo até que se torne uma massa homogênea. Não trabalhe muito a massa.
  3. Polvilhe farinha sobre uma superfície e abra a massa com a ajuda de um rolo. A massa deverá ficar com estas medidas: 23 x 25cm.
  4. Espalhe o creme de canela sobre toda a superfície da massa.
  5. Enrole a massa como um rolo de rocambole, começando a enrolar pelo lado mais estreito (23cm). Corte este rolo em 12 fatias.
  6. Coloque os rolos em uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido (190°C ou 375°F) entre 20 a 25 minutos.
  7. Após assar, usando uma colher de sopa, despeje o glacê sobre os rolos de canela e sirva.

Comentário: Se você quiser, acrescente um pouco de uva passas e/ou nozes sobre o recheio antes de enrolar o rocambole.

3 comentários:

paulo césar giordano disse...

nham nham nham!
Puxa, deve ser mesmo muy sabroso...agora, se esta vc considera simples de fazer, nem quero imaginar as outras mais difíceis... parabéns, me deixou com fome de novo! pc

Felipe disse...

Olá,

Meu nome é Felipe e sou do portal +QueReceitas (www.maisquereceitas.com.br). Gostaria de lhe convidar a se juntar a nós na busca pelo desenvolvimento da gastronomia no Brasil, fato que pretendemos alcançar unicamente agregando conteúdo de qualidade produzido pelo usuário.

Assim, faço um convite a que publique no +QueReceitas suas MELHORES receitas e não-receitas (técnicas e conhecimentos culinários), itens que você julgue contribuir para o avanço do conhecimento gastronômico.

Ao realizar publicações no +QueReceitas você ainda pode se promover ou promover o seu site (www.maisquereceitas.com.br/sobre/ganhos/), e ainda participa do concurso de receitas do portal. Saiba mais sobre o +QueReceitas em (www.maisquereceitas.com.br/sobre/).

Um grande abraço.

Felipe
+QueReceitas - O Portal do Conhecimento Gastronômico

Paula disse...

Oi Paulo, a receita pode parecer um pouco difícil porque não é apenas bater os ingredientes no liquidificador e despejá-los na assadeira, hihihihi.
A massa, que vc deve achar a parte "chata/difícil" da receita, é fácil e gostosa de abrir porque é leve e macia. Tente preparar estes rolinhos para o seu chá da tarde. Vc ficará orgulhoso do resultado. Beijocas.

Oi Felipe, fiquei lisonjeada com o seu convite, obrigada.

Related Posts with Thumbnails