domingo, fevereiro 14, 2010

Alface iceberg com bacon e molho blue cheese

Salada fresquinha e crocante, que abre o apetite de qualquer pessoa. Além de gostosa, a apresentação do prato fica linda sobre a mesa. Sirva acompanhada de grelhados.

.

Ingredientes (p/ 8 porções, ver comentários):

  • 1 fatia grossas de bacon (+ou - 200g), cortada em cubos;
  • 1/2 xícara de maionese (usei iogurte);
  • 1/2 xícara de sour cream;
  • 1 colher (sopa) suco de limão fresco;
  • 1/4 colher (chá) de sal grosso;
  • 1/4 colher (chá) pimenta do reino moída na hora;
  • 1/2 xícara de blue cheese picado grosseiramente;
  • 2 cabeças de alface iceberg (lembra um repolho, com folhas bem compactas);
  • 1 xícara de tomates cereja, cortados pela metade; e
  • 2 colheres de ciboulette picada.

Preparo:
  1. Frite o bacon em uma frigideira grande, em fogo médio, até ficar dourado e crocante. Remova da frigideira e deixe escorrer o excesso de óleo sobre o papel toalha.
  2. Em uma tigela, misture bem a maionese, o sour cream, o suco de limão, o sal e a pimenta. Acrescente o blue cheese apenas no final, mexendo delicadamente o creme.
  3. Descarte a primeira camada de folhas das cabeças de alface. Corte cada alface em 4 pedaços. Arrume as fatias de alface e os tomates em um prato. Despeje o molho sobre a salada e acrescente sobre ela o bacon e a ciboulette. Sirva a seguir.

Comentários: Prefiro a salada com mais creme, então sigo a receita mas utilizo apenas 1 cabeça de alface, servindo 4 porções. A alface iceberg ou alface repolhuda é diferente da alface americana.

Fonte: The Comfort Table, por Katie Lee.

3 comentários:

paulo césar giordano disse...

Há há há! Isso deve ser mesmo muito gostoso, mas está looonge de ser uma, hã...salada, né? Tipo do prato bom no calor que faz aqui agora, ainda mais fazendo como você fez, trocando a maionese pelo yogurte, muito mais saudável e refrescante. Só não poria o bacon frito, mas aí é questão de gosto, né? Parabéns, a montagem do prato ficou dez! Besito, pc

Paula disse...

Ah...Paulo, é uma salada sim, saladinha de alface. Você sabe que entrei pelo cano com ela. Achei que isso poderia ser o meu almoço. Comi uma boa porção, mas depois de duas horas eu estava verde de fome. Vai ver foi a overdose de alface. Hahaha... Na verdade esta salada, ou seja lá como você chamaria, é um ótimo acompanhamento para um churrasco. O bacon e o blue cheese são o toque da receita. Sem eles o prato fica sem graça. Beijinhos, Pá

Jorge Ramiro disse...

O bacon dá um sabor especial ao prato. Eu gostei muito da receita, eu acho que é muito deliciosa. Eu vou tentar preparar. Eu também adoro comida japonesa. E cozinha de fusão brasileira com comida japonesa. Então, eu sempre como em kosushi. Com os meus amigos comemos frequentemente lá.

Related Posts with Thumbnails