terça-feira, março 30, 2010

Pound Cake - Estilo bolo Pullman

Coitadinho deste bolinho, foi feito com tanto carinho. Estava bonito, cheiroso e gostoso, mas foi utilizado como base de uma outra receita e acabou virando uma sobremesa medonha, sem brincadeira! Segui uma receita do site da Kraft, e entrei pelo cano...e para não dar por perdido todo trabalho que tive, publico esta singela receita, que lembra muito o popular bolo Pullman.



Tradicionalmente a receita utiliza 1 pound ou 1 libra (equivalente a 453,6g) destes quatro ingredientes: farinha, ovos, açúcar e manteiga. Como a relação dos ingredientes é a mesma 1:1:1:1, qualquer receita que utilize esta proporção pode ser considerada pound cake. Simples não?
.
Esta versão americana resulta num bolo amanteigado com uma bonita cor amarelo dourada. Comumente ele é servido em lanches e picnics, sem nenhuma cobertura ou creme para incrementá-lo. Mas nada impede de servi-lo com um pouco de sorvete ou chantilly..

Vamos aos ingredientes:.
  • 1 3/4 de xícara (chá) ou 230g de farinha peneirada;
  • 2 colheres (sopa) de fermento;
  • 1/8 colher (chá) de sal;
  • 1 xícara (chá) ou 226g de manteiga;
  • 1 xícara (chá) ou 200g de açúcar de confeiteiro;
  • 4 ovos, mantidos em temperatura ambiente;
  • 2 colheres (sopa) de extrato de baunilha; e
  • raspas de um limão ou laranja (opcional).
Nota: Para transformar o açúcar cristal em açúcar de confeiteiro, basta colocar uma xícara de açúcar (200g) no multiprocessador por aproximadamente 30 segundos.

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno (180°C ou 350°F).
  2. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês (23x13x8cm). Recomenda-se colocar no fundo da forma papel manteiga besuntado com manteiga. Não fiz isso e acho que não é necessário, caso a forma seja grossa.
  3. Em uma tigela grande passe duas vezes por uma peneira a farinha, o fermento e o sal.
  4. Em outra tigela, usando uma batedeira, bata a manteiga até virar um creme macio.
  5. Mantenha a batedeira sobre a velocidade média-alta e gradualmente adicione o açúcar. Leva uns 5 minutos para o creme ficar mais claro e fofinho. Use uma espátula para ajudar a misturar os ingredientes.
  6. Após os 5 minutos, adicione os ovos, um por vez. Misture bem os ingredientes antes de adicionar o próximo ovo. Use novamente a espátula p/ ajudar a misturar a massa que começa a ficar coalhada. Não se assuste, a massa ficará unida quando acrescentarmos a farinha, mas ainda não é hora. Continue batendo e adicione a baunilha e as raspas de limão.
  7. Agora introduza a mistura da farinha e bata até que ela seja incorporada.
  8. Despeje a massa na forma e asse por +ou- 55 minutos ou até que o bolo fique com o tom dourado escuro. Faça o teste do palito, espetando o bolo no centro e verificando se o palito sai limpinho.
  9. Retire a assadeira do forno e deixe-a esfriar sobre uma grelha por 10 minutos. Desenforme o bolo e deixe-o esfriar completamente. Sirva morno ou à temperatura ambiente. Pode ser conservado por alguns dias se bem embalado, ou pode ser congelado por um mês.
Fonte: Pound Cake by Stephanie Jaworski

4 comentários:

paulo césar giordano disse...

Ué! Não vi nada de medonha nessa receita, seu grau de exigência deve andar muito alto! Mas vc está certa, tem carão de bolo Pullman mesmo. Eu comeria sem nenhum problema baby! besito, pc

Paula disse...

Oi Paulo, o meu texto não estava muito claro. Esta receita deu certo sim. O problema foi com outra receita, uma sobremesa que usava o Pound Cake como base. Felizmente salvei a foto e 4 fatias, mas não sobrou nadinha p/ vc. Beijos, Pá

Leandro disse...

olá Paula,
não se preoculpe com Heidegger, muitos o estudam a vida toda e nada entendem. Talvez o homem não tenha mesmo dito coisa com coisa :S
De qualquer forma o papel da filosofia é antes de mais nada provocar; mesmo não entendendo integralmente, sempre podem ser extraídas algumas questões das propostas apresentadas.
Muito obrigado pela visita, sua chegada nos honra...
Abraços e até mais.

Paula disse...

Oi Leandro, obrigada pelo esclarecimento. Entendi porque o texto do Heidegger me deixou com dor de cabeça. Hahaha...beijos, Paula

Related Posts with Thumbnails