segunda-feira, setembro 06, 2010

Massa podre para torta ou empadinha

Nossa, estava com uma saudades do blog, mas sem tempo e vontade de ficar na cozinha. O verão aqui está tão bom que é um pecado ficar enclausurada em casa. Estou blogando hoje porque é feriado e está chovendo, mas mesmo assim, perguntando o que posso fazer neste dia cinzento e com garoa. Cozinhar, comer, assistir alguns filmes, ler e descansar. Sabe de uma coisa, acho que isso não é tão ruim assim. :-)
Falando em coisas boas, esta é a melhor receita de massa de torta que tenho para compartilhar com vocês. Ela é deliciosa, fácil de preparar e de manipulá-la. O único problema é a quantidade de gordura, mas uma vez ou outra que se dane (com todo respeito) a quantidade de calorias consumidas, não é mesmo? Beijinhos e boa semana para todos!

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de manteiga ou margarina derretida;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (usei 2 1/2 xícaras);
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 1 ovo; e
  • 1 pitada de sal.

Preparo:

Coloque em uma tigela grande a farinha e o fermento, de preferência peneirados. Em outra tigela bata levemente todos os outros ingredientes. Faça uma covinha na farinha e adicione os ingredientes líquidos. Misture tudo com as pontas dos dedos e sem trabalhar muito a massa. Utilize a seguir ou coloque a massa na geladeira envolta em filme plástico até a hora de abri-la.

Comentários:

Coloquei, por uma hora, a massa na geladeira e abri diretamente sobre o um balcão laminado. Não foi necessário polvilhar farinha sobre a superfície ou massa, que abriu facilmente e não grudou. Porém, caso você tenha problema com a massa (ela pode começar a grudar), abra-a entre duas folhas de filme plástico ou papel manteiga.

A receita original pede apenas 2 xícaras de farinha, mas achei a massa muito, muito oleosa. Desta forma, adicionei mais 1/2 xícara de farinha a receita. Você pode optar por reduzir a quantidade de manteiga.

Fiz duas receitas que renderam três formas de 22cm Ø. O recheio foi um refogado cremoso com cebola, alho, frango, batatas, cenoura, milho verde, ervilhas, tomates, etc... engrossado com um pouco de farinha e muito bem temperado. Ficou fenomenal!



Fonte: Aninha, minha querida mamãe.

7 comentários:

♥ Lila ♥ disse...

Oi Paula! Tudo bem?
Vou experimentar fazer essa receita da massa podre. Eu adoro este tipo de massa. Hummmm!!
Abraços e até a próxima visita por cá,
Lila

Paula disse...

Oi Lila, tudo jóia? Espero que vc faça sim, sua família vai adorar. Depois volta p/ dizer se você aprovou. Beijinhos,

Chef Daniel Deywes disse...

OI, vim visitar seu blog ...

Que delicia de blog, estou seguindo ...

Deixo o convite para vc conhecer o meu

Abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/

paula disse...

Oi Daniel, obrigada pelo comentário. Fico contente em conhecer meus visitantes. Um abraço, Pá

Anônimo disse...

Na minha infância não tinha consciência da boniteza do mexer nas panelas. Hoje, sim! Consigo ter clareza da importância, de tantas e tantas vezes, ver a minha mãe com as mãos sujas de farinha e ovo, preparando bolos, pães e tantas outras delícias. Agora sei, ela estava fazendo muito mais que nos alimentar.

Elen disse...

hahahaaa com uma receita deliciosa dessas!! Dane-se a dieta mesmoooo!! rs... Eu amo tortas!!!
Parabéns pelo blog, viu!
Seguindo...
Abs.
Elen.
www.noznamoscada.blogspot.com

paula disse...

Oi Elen, somos duas apaixonadas por tortas então! Obrigada pela mensagem, abraços, Paula

Related Posts with Thumbnails