terça-feira, junho 29, 2010

Sopa de couve-flor

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Quanto tempo sem uma receita nova, não é? Porém, felizmente hoje tenho uma super sopinha para ser compartilhada. Tenho certeza que vocês irão adorá-la.
Esta quentinha é fácil de preparar, leva poucos ingredientes e é vapt-vupt. Em meia hora preparamos um prato saboroso e a cozinha fica arrumadinha. Mais prático que isso, só comendo fora, mas talvez a comida não seja tão gostosa assim. Beijinhos, Pá


Ingredientes (4 porções):

  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 cebola grande cortada em rodelas médias,
  • 2 alhos-porros bem fatiados;
  • 1 cabeça grande de couve-flor;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 3 3/4 xícaras de caldo de vegetal (usei 900ml de caldo de frango);
  • sal e pimenta do reino à gosto;
  • queijo cheddar ralado; e
  • azeite p/ regar sobre a sopa.


Preparo:

  1. Coloque uma frigideira grande, sobre o fogo médio, e cozinhe por 10 minutos a cebola, o alho-porro, o azeite e as duas colheres de sopa de manteiga. Mexa sempre para evitar que estes ingredientes dourem. Desligue o fogo e reserve.

  2. Lave a couve-flor, corte os raminhos e pique os caules em pedaços pequenos. Coloque a couve-flor picada em uma panela grande. Adicione uma colher de sopa de manteiga e deixe refogar por 2 a 3 minutos, sobre o fogo médio. Acrescente o caldo de frango, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.

  3. Destampe a panela e processe este caldo, usando um mixer ou o liquidificador. Quando a sopa ficar consistente como um puré, acrescente a cebola, o alho-porro, o sal e a pimenta do reino.

  4. Despeje o creme em um prato fundo e polvilhe sobre ele o queijo cheddar ralado. Para finalizar, regue a sopa com um fio de azeite.

Nota: Na primeira foto usamos o queijo Emmental e na segunda o queijo cheddar.

Fonte: SOUP BOWL (an inspiring collection of soups, broths, and chowders).

4 comentários:

p.césare disse...

Slupt, slupt!Fácil de fazer e de encontrar os ingredientes, né? Acho que nessa sopa qquer queijinho vai bem. Faltou a taça de vinho para acompanhar! bj, pc

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Visite também o novo site ligado ás artes: http://pt.creatiblogs.com

Se já se encontra registado no Petitchef, agradecemos a sua participação e pedimos-lhe o favor de nos ajudar a divulgar este site pelos seus amigos.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Lila Rosana disse...

Oi Paula, obrigada pela visita no meu blog. Volte sempre!
Adoro cozinhar e as suas receitas são deliciosas. Estarei aqui de volta com certeza.
Também estou morando em BC - Burnaby.
Abraços,
Lila

paula disse...

Oi Lila, obrigada pela visita. Você viu que coisa boa, somos vizinhas!:)
Abraços, Pá

Related Posts with Thumbnails