terça-feira, março 30, 2010

Pound Cake - Estilo bolo Pullman

Coitadinho deste bolinho, foi feito com tanto carinho. Estava bonito, cheiroso e gostoso, mas foi utilizado como base de uma outra receita e acabou virando uma sobremesa medonha, sem brincadeira! Segui uma receita do site da Kraft, e entrei pelo cano...e para não dar por perdido todo trabalho que tive, publico esta singela receita, que lembra muito o popular bolo Pullman.



Tradicionalmente a receita utiliza 1 pound ou 1 libra (equivalente a 453,6g) destes quatro ingredientes: farinha, ovos, açúcar e manteiga. Como a relação dos ingredientes é a mesma 1:1:1:1, qualquer receita que utilize esta proporção pode ser considerada pound cake. Simples não?
.
Esta versão americana resulta num bolo amanteigado com uma bonita cor amarelo dourada. Comumente ele é servido em lanches e picnics, sem nenhuma cobertura ou creme para incrementá-lo. Mas nada impede de servi-lo com um pouco de sorvete ou chantilly..

Vamos aos ingredientes:.
  • 1 3/4 de xícara (chá) ou 230g de farinha peneirada;
  • 2 colheres (sopa) de fermento;
  • 1/8 colher (chá) de sal;
  • 1 xícara (chá) ou 226g de manteiga;
  • 1 xícara (chá) ou 200g de açúcar de confeiteiro;
  • 4 ovos, mantidos em temperatura ambiente;
  • 2 colheres (sopa) de extrato de baunilha; e
  • raspas de um limão ou laranja (opcional).
Nota: Para transformar o açúcar cristal em açúcar de confeiteiro, basta colocar uma xícara de açúcar (200g) no multiprocessador por aproximadamente 30 segundos.

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno (180°C ou 350°F).
  2. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês (23x13x8cm). Recomenda-se colocar no fundo da forma papel manteiga besuntado com manteiga. Não fiz isso e acho que não é necessário, caso a forma seja grossa.
  3. Em uma tigela grande passe duas vezes por uma peneira a farinha, o fermento e o sal.
  4. Em outra tigela, usando uma batedeira, bata a manteiga até virar um creme macio.
  5. Mantenha a batedeira sobre a velocidade média-alta e gradualmente adicione o açúcar. Leva uns 5 minutos para o creme ficar mais claro e fofinho. Use uma espátula para ajudar a misturar os ingredientes.
  6. Após os 5 minutos, adicione os ovos, um por vez. Misture bem os ingredientes antes de adicionar o próximo ovo. Use novamente a espátula p/ ajudar a misturar a massa que começa a ficar coalhada. Não se assuste, a massa ficará unida quando acrescentarmos a farinha, mas ainda não é hora. Continue batendo e adicione a baunilha e as raspas de limão.
  7. Agora introduza a mistura da farinha e bata até que ela seja incorporada.
  8. Despeje a massa na forma e asse por +ou- 55 minutos ou até que o bolo fique com o tom dourado escuro. Faça o teste do palito, espetando o bolo no centro e verificando se o palito sai limpinho.
  9. Retire a assadeira do forno e deixe-a esfriar sobre uma grelha por 10 minutos. Desenforme o bolo e deixe-o esfriar completamente. Sirva morno ou à temperatura ambiente. Pode ser conservado por alguns dias se bem embalado, ou pode ser congelado por um mês.
Fonte: Pound Cake by Stephanie Jaworski

quarta-feira, março 17, 2010

Casey - My precious

Resolvi animar um pouco a semana com a sequência de imagens do Casey sendo paparicado. Valeu a visita, não foi?
.
.
Sobre o Casey:
Ele tinha quase um ano de vida quando foi despejado de sua moradia e encaminhado para um abrigo de animais em Toronto. Precisou de tratamento médico, foi castrado e entrou na lista de animais para adoção, onde permaneceu por 2 meses.
Foi escolhido, entre tantos outros gatos, não pela bela aparência, coisa que ele não tinha, mas pelo desespero de deixar a gaiola que o aprisionava. Miava muito e demonstrava uma grande disposição afetiva em troca de sua salvação.
Chegou em casa sendo o rei do pedaço, mas logo perdeu o trono para a Kit, que não é de muita conversa. O período de adaptação foi difícil e demorado.
De todos os gatos que tive, este é o mais dependente de afeto, mais carinhoso e também o mais medroso. Sempre atento e estressado, tem um hábito ruim para extravasar suas tensões, lambe sua barriguinha até sangrar. Felizmente ele quase não tem feito isso, mas é sempre bom e necessário ficar de olho.
As vezes, quando é preciso chamar sua atenção, ele dá pequenos gemidos, como dizendo,"não fala assim comigo". Se leva uma bronca severa, não guarda nenhum rancor.
Come como um cavalo e dorme como qualquer outro gato, ou seja, muito. Atualmente o Casey tem 7 anos e pesa 8.5 kg. Ele sabe que está acima do peso mas não quer saber de regime. Este fofinho acha muito difícil manter a linha trabalhando noite e dia com comida. Tenho que concordar, é difícil mesmo.

domingo, março 14, 2010

(Acelga Chinesa) - Baby Bok Choy com alho e Gengibre

Não se deixe enganar pela foto do prato, que não está convidativa, porque esta verdinha é muito apetitosa, carnuda, rápida de preparar e saudável. Vendi o produto? Sirvo o bok choy acompanhado de arroz branco, que fica uma delícia com o caldo adocicado.



Ingredientes (2 porções):


- 6 maços de baby bok choy (~500g), também conhecido como acelga chinesa ou couve chinesa;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco, bem picado;
- 1/4 de xícara de água;
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim escuro (não tinha, usei azeite de oliva);
- 1 colher (sopa) de shoyu ou tamari;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 colher (sopa) de vinagre de arroz ou sherry;
- 1 colher (sopa) de molho de ostra
(recomendo);
- o quanto baste de sementes de gergelim tostadas.


Preparo:


1) Lave bem o bok choy e corte as folhas em pedaços médios (2 ou 3 fatias, dependendo do tamanho da folha).
2)
Coloque a wok, ou uma frigideira sobre o fogo médio/alto e adicione 2 colheres (sopa) de água. Acrescente o alho e o gengibre e deixe-os refogar por 3 minutos. Adicione o restante d'água e o bok choy e mexa os ingredientes. Tampe a wok e deixe a verdura cozinhar por 4 a 6 minutos. Este é o tempo que leva para as folhas ficarem com a cor verde brilhante, levemente macias e crocantes.
3) Em uma vasilha adicione e misture os seguintes ingredientes: óleo de gergelim, shoyu, açúcar, vinagre de arroz e molho de ostra.
4) Retire a tampa e acrescente o molho acima. Mexa todos os ingredientes e sirva a seguir, polvilhado com o gergelim tostado.


Comentário: como gosto da verdura mais macia, após acrescentar o molho, deixo todos os ingredientes cozinhar por mais 3 ou 4 minutos. Sirvo acompanhada de arroz branco, salpicado com gergelim e cebolinha picada.


Fonte: Fat Free Vegan Kitchen

sábado, março 06, 2010

Harira - Tradicional Sopa Marroquina

Existem muitas variações para o preparo da Harira. Algumas pessoas cozinham com carne, enquanto outras não. Alguns usam arroz em vez da aletria e outros acrescentam ovos. De qualquer forma, a base é praticamente a mesma.
Escolhi esta receita pela praticidade e economia e fiquei surpresa com o resultado. A tradicional sopa marroquina é de arrasar e olha que não sou fã de coentro! Ele, com os demais ingredientes, compõem um caldo forte, cheio de sabor e aroma, que esquenta e conforta a alma de qualquer mortal. Esta receita é vegetariana, mas podemos mudar este quadro se adicionarmos uma xícara de carne picadinha. Com certeza ficará muito mais saborosa. De qualquer forma, com carne ou não, este é um prato quente e gostoso que cai muito bem em qualquer estação.
.
Rendimento: 6 porções /Preparo: 15 minutos / Fogo: 60 minutos


Ingredientes:
  • 2 tomates grandes, sem pele e transformados em purê;
  • 1 cebola grande bem picada;
  • 1 / 3 xícara de coentro bem picado;
  • 1 / 3 de xícara de salsinha bem picada;
  • 1 talo de salsão picado (usei 2 talos);
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 3 colheres (chá) de sal ;
  • 1 / 2 colher (chá) de pimenta do reino moída;
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó;
  • 1 lata de grão de bico (ou 1 xícara de grão de bico seco embebido em água durante a noite);
  • 1/2 xícara (chá) de lentilhas (embebidas em água por 1 hora);
  • 1/3 de xícara (chá) de aletria, bifum ou vermicelli (usei 1 xícara bem cheia);
  • 1/3 xícara de farinha de trigo;
  • 2 litros de água; e
  • 1 limão cortado em gomos (opcional, não usei).

Preparo:

  1. Coloque uma panela grande sobre o fogo médio e adicione os seguintes ingredientes: cebola, purê de tomate, salsão, coentro, salsa, lentilha, manteiga, sal, pimenta, gengibre em pó e a água. Tampe a panela e deixe cozinhar todos os ingredientes por 45 minutos, mexendo de vez em quando. Nota: se você estiver usando grão de bico seco, adicione-os agora. Caso contrário, se você estiver usando grão de bico enlatado, acrescente-os na próxima etapa. Além disso, se você for adicionar carne, este é o momento de acrescentar uma xícara de carne cortada em cubinhos.
  2. Depois de 45 minutos, adicione o grão de bico enlatado e o extrato de tomate.
  3. Dilua a farinha em um pouco de água fria (+ou- 1/4 de xícara). Lentamente, despeje a mistura de farinha à harira e mexa sempre o caldo até engrossá-lo.
  4. Adicione a aletria, tampe a panela e deixe cozinhar a sopinha por mais 10 minutos.
  5. Sirva a harira acompanhada de tâmaras e fatias de limão. Na hora de servir, esprema um pouco de suco de limão sobre o caldo para realçar o sabor dos legumes.


Comentários: A Kit gostou das tâmaras enfeitando o prato, mas nem vou comentar o porque disso. Quanto às tâmaras, achei uma combinação meio estranha, mas o sabor adocicado dela diminui o gosto forte dos temperos.
.
Fonte: Alia - Cookingwithalia

Related Posts with Thumbnails