domingo, julho 19, 2009

Scones de blueberries com Limão

Desta vez tive um contratempo no preparo destes scones. A receita pede blueberries frescas, mas utilizei descongeladas. Xiiii... não deveria ter feito isso! Parece que encarnei a Lucille Ball na cozinha com a bagunça que fiz. A massa ficou pegajosa e as blueberries começaram a estourar, parecendo uva espremida no meio de uma massa aguada. Que confusão. Mas no final tudo deu certo, ou eu não estaria blogando esta receita.
.
Ingredientes (p/ 8 scones):
  • 2 xícaras de farinha (usei 3 xícaras);
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 3/4 colher (chá) de sal;
  • 1/4 xícara de manteiga (margarina) gelada e cortada em pedaços;
  • 1/2 xícara de leite (ou creme p/ fazer chantilly);
  • 2 ovos;
  • 1/2 colher (chá) de raspas de limão;
  • 1 xícara de blueberries frescas;
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro; e
  • ±3 colheres (sopa) suco de limão (apenas o suficiente para fazer um creme de consistência pastosa).

Preparo:

  1. Em uma tigela combine a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente a manteiga e misture tudo até ficar farelento.
  2. Em outra tigela, misture o leite, os ovos e as raspas do limão.
  3. Gentilmente coloque as blueberries na mistura da farinha. Adicione a mistura líquida e cuidadosamente misture todos os ingredientes. Utilizei uma espátula para misturar a massa.
  4. Em uma superfície enfarinhada, divida a massa em duas partes iguais. Dê palmadinhas sobre a massa para transformá-la em um círculo de aprox. 13cm. Corte cada círculo em 4 partes, passando farinha na lâmina da faca antes de cada corte.
  5. Coloque os scones em uma assadeira, não untada, mantendo 1,5cm aparte entre eles.
  6. Asse-os em forno pré-aquecido (191°C ou 375°F) entre 12 à 18 minutos, ou até que o topo fique um dourado escuro.
  7. Enquanto isso, em uma tigelinha, misture o açúcar de confeiteiro e o suco de limão ( o suficiente para virar um creme pastoso).
  8. Despeje o creme de limão sobre os scones logo após retirá-los do forno. Deixe-os esfriar por 10 minutos antes de servi-los.

Comentários: Fiz esta receita duas vezes. Na primeira utilizei o dobro de farinha e assei os scones por 18 minutos. A massa ficou um pouco pesada, mas ficou boa (primeira foto). Na segunda vez, acrescentei farinha o suficiente para dar um pouco de firmeza na massa, ou seja, quase 3 xícaras no total. Os scones assaram em 23 minutos, na temperatura indicada acima. Utilizei novamente blueberries congeladas, mas desta vez, polvilhei farinha sobre elas, antes de acrescentá-las a massa. O resultado ficou muito bom. Uma massa bem macia e leve e as blueberries pareciam frescas.

Fonte: Manual KitchenAid

x-x-x

2 comentários:

p.césare disse...

Putzzzzz, essa deu vontade. Que inveja, aqui no Brasil não temos essas frutas silvestres, a não ser congeladas, mas pelo q vc falou ficou bom, né? Agora tenho uma boa desculpa prá comprar mirtilo no mercado, há há há.
Parabéns, as fotos como sempre estão lindas e as suas dicas são o diferencial do seu blog.
bacio,
pc

Paula disse...

Oi Pá, obrigada. Estava pensando em vc. Fui passear aqui na vila e ví um monte de pés de blueberries cheios de frutinhas manchando as calçadas. Vc ficaria doido. Vem p/ cá, vem!!!
Beijocas,

Related Posts with Thumbnails