sexta-feira, dezembro 01, 2006

Kibe Assado



Esta é uma receita muito gostosa e fácil de fazer. Pode ser acompanhada de vinagrete, salada (qualquer uma), purê de batata, ou arroz e feijão. Também pode ser congelada, se é que sobrará alguma coisa p/ isso!

Ingredientes:

- 1/2 kg de carne moída (com pouca gordura);
- 250g de trigo para kibe (precisa ficar de molho por pelo menos duas horas);
- 1 cebola média bem picada;
- 1 maço de hortelã (uso um punhado de cebolinha e salsinha bem picada);
- 1 colher de sobremesa rasa de sal;
- 1 colher de sobremesa rasa de Pimenta Síria;
- 3 colheres de sopa de margarina (para untar a assadeira e cobrir o kibe antes de assar);
- limões p/serem espremidos sobre o kibe na hora de servir.

Preparo:

Deixar o trigo de molho, por mais de 2 horas, em uma tigela com muita água (o trigo irá expandir).
Tire o excesso da água, espremendo o trigo, e coloque-o em uma tigela grande. "O trigo deve ficar úmido mas não encharcado".
Acrescente todos os outros ingredientes, com exceção da margarina, e mexa com muita vontade. O segredo p/ ficar bem gostoso é trabalhar bastante esta mistura.
Gosto de fazer esta receita algumas horas antes de assar, desta forma, coloco a mistura bem embrulhada na geladeira.
Uma hora antes de servir, besunte uma forma retângular (32cm x 22cm) com margarina, acrescente o kibe cru e nivele-o com auxílio de uma colher. Com uma faca, antes de assar, corte o kibe em pedaços de mais ou menos 5x5cm e coloque pedacinhos de margarina entre alguns cortes. Cobrir a forma com papel alumínio e assar por 60 minutos em temperatura média, sendo que após 50 minutos de assado vc deve retirar o papel alumínio p/ dourar o kibe.
Fica muito, muito bom!!!

Importante: Essa receita acompanhada por uma boa quantidade de salada e purê de batata serve 4 porções. Se vc fizer apenas o kibe e uma salada leve (alface, pepino e tomate) rende apenas 2 porções e 1/2.

4 comentários:

Akemi disse...

Acredito mesmo que fica muito, muito bom! E gostei de vc ter postado a receita da pimenta síria também! Vou testar, sim!

elisabucar@hotmail.com disse...

Testei e gostei muito! Além de ficar delicioso, me trouxe muitas lembranças boas do meu pai. Ele fazia um kibe quase igual a esse e eu adorava ajudá-lo!

paula disse...

Oi Elisa, fico muito contente sabendo que alguém preparou e aprovou a receitinha aqui publicada. Um beijo bem carinhoso para você! Paula

Elaní disse...

Adorei, delicia !!!
E principalmente o controle de qualidade e a maitre , rsrsrs. bjos

Related Posts with Thumbnails