sábado, julho 25, 2009

Quiche de Queijo

Esta receita deu o que falar no meu serviço. Após tirar o meu quichezinho do microondas, choveu gente querendo saber o que eu havia trazido. Na verdade foi bem incomodo comer com este pessoal, sobre a minha cabeça, procurando saber o que tinha no meu prato. Pareci uma vitrini viva. Que coisa, né!? Valeu Simone por mandar esta receita bacana, beijocas!
.

Ingredientes da massa:

- 250g de farinha de trigo (usei aprox. duas xícaras);
- 200g de manteiga;
- 1 ovo inteiro;
- 1 colher (chá) de açúcar;
- 1 colher (chá) de sal; e
- 1/2 xícara de vinho branco.

Preparo: Numa bacia grande, coloque a farinha e faça um buraco no meio dela. Coloque a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal e o vinho no meio da farinha e vá sovando a massa até ficar bem homogênea. Faça uma bola e embrulhe em papel filme. Deixe descansar na geladeira por 1 hora.

Recheio do quiche:

- 2 ovos inteiros;
- 1 1/2 xícara de creme de leite fresco;
- 150g de mussarela ralada;
- 150g de queijo emental ralado;
- 100g de queijo parmesão ralado;
- noz moscada a gosto;
- 1 pitada de sal (se necessário);
- 8 tomates cerejas para decorar; e
- 1/2 raminho de alecrim (opcional).

Preparo: Bata no liquidificador os ovos com o creme de leite, a noz moscada e o sal. Misture numa bacia os queijos e o creme batido, e mexa tudo com uma colher até ficar homogêneo.

Montagem:

1) Aqueça o forno (180°C ou 350°F).
2) Em uma superficie lisa e polvilhada com farinha, abra a massa utilizando um rolo.
3) Coloque a massa numa assadeira redonda, pode ser aquela própria para quiche com ondinhas na lateral ou uma com fundo removível (a massa deve cobrir o fundo e as laterais).
4) Em seguida, despeje o recheio sobre a massa, corte os tomates cerejas ao meio, retire as sementes e ponha-os virados para baixo
(cortei ao meio, não tirei as sementes e deixe voltados para cima, só para contrariar).
5) Salpicar um pouco de queijo ralado e alecrim se desejar.
6) Asse por cerca de 45 minutos, e sirva quente.



Comentários: Outros tipos de queijos podem ser usados. O quiche da foto foi feito com mussarela, feta e parmesão. Alguns queijos são muito condimentados, assim sendo, tome cuidado para não salgar seu quiche. A massa pode ser congelada. Para utilizá-la, retire do freezer e deixe descongelar na temperatura ambiente.

Fonte: Simone's Livro de Receitas


Um comentário:

paulo césar giordano disse...

Oi Pá! Ficou demais essa receita de quiche, experimente fazer também com alho-poró, fica super gostoso também. A Simone está sem computador por uns dias, vou avisá-la do post. beijins, paulo

Related Posts with Thumbnails