sábado, janeiro 13, 2007

Torta de Palmito com Ricota

Gosto de fazer receitas de tortas. Elas são bonitas, saborosas e existem tantas variedades de massas e recheios que fica difícil de enjoar, você não acha???


Ingredientes (A e B)

A) Massa:

- 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1/2 xícara (chá) de água quente;
- 4 colheres (sopa) margarina;
- 1/2 tablete de caldo de carne.

B) Recheio:

- 1 colher (sopa) margarina;
- 1 cebola pequena bem picada;
- 1 lata de palmito (cortados em rodelas de 5mm);
- 1 tomate médio bem picado;
- 8 azeitonas picadas;
- 1/2 lata de ervilha;
- 4 fatias de presunto bem picadas (150g);
- 200g de ricota;
- 1 colher (sobremesa) de mostarda,
- sal e pimenta do reino a gosto;
- 2 ou 3 colheres (sopa) de farinha de trigo p/ engrossar o recheio;
- 1/2 xícara de leite;
- 1 cenoura média picada;
- 2 batatas, de tamanho médio;
- 1 gema sem a membrana com 1/2 colher (sopa) de óleo (para pincelar a torta antes de assar).

Preparo:

1) Cozinhe as batatas e a cenoura em um pouco de água com sal. Descarte a água e esprema as batatas com a cenoura. Adicione o leite p/ fazer um purê, reserve.
2) "Massa da torta": Misture todos os ingredientes, sovando muito bem. Precisei adicionar mais 2 colheres (sopa) de água e 1/5 de colher (sopa) de margarina p/ chegar em uma boa textura. Cobrir a massa com um pano e deixar descansar por pelo menos 10 minutos antes de abri-la.
3) Coloque uma panela sobre o fogo médio e introduza a margarina, a cebola e o palmito. Quando começar a refogar, acrescente o tomate e as azeitonas. Tampe a panela. Após uns 5 minutos, adicionar o presunto, o purê, a ricota, os temperos e as ervilhas. Se o recheio estiver com a consistência muito cremosa, engrosse-o com a farinha de trigo dissolvida em um pouquinho de água morna, mexendo bem para não empelotar. Desligue o fogo e deixe o recheio esfriar antes de introduzi-lo sobre a massa.
4) Unte e enfarinhe uma assadeira (Ø= 22cm ). Você pode assar a torta em um pirex (redondo ou retangular) ou usar uma forma com fundo removível.
5) Divida a massa em duas parte (3/5 para a base e 2/5 para a tampa). Usando um rolo, abra a base da massa. Se necessário, polvilhe farinha sobre a mesa p/ que a massa não grude. Forrar a assadeira com a massa aberta (essa massa precisa ser maior que o tamanho da assadeira, porque tem que cobrir a base e as laterais da forma). Rechear e cobrir a torta com o restante da massa. Unir as bordas da massa fazendo pressão com os seus dedos e cortar o excesso de massa. Com o que sobrou da massa, abra novamente e faça tiras para enfeitar a cobertura.



6) Pincele a gema de ovo sobre a torta.
7) Leve para assar em forno médio (180°C ou 350°F) por 45 minutos ou até dourar.
8) Sirva a torta morna ou fria.
Uma dica, faça esta torta com algumas horas de antecedência. Ela fica gostosa de qualquer jeito, mas se vc cortá-la logo que sair do forno, o recheio estará muito líquido e fica difícil de servir. Após + ou - 2 horas, você pode cortá-la facilmente e esquentá-la no microondas se você preferir. Bom apetite!!!

3 comentários:

lunalestrie disse...

Paula, eu tenho o maior fraco por tortas, geralmente são pratos únicos, adoro fazer uma coisa só, sem acompanhamentos, principalmente no forno. Geralmente eu gosto mais da massa do que dos recheios, acredita?
Essa que você fez parece ótima. Beijos!

Paula disse...

Oi Luna, concordo com você. As vezes utilizo o "restodontê" e depois não consigo repetir o recheio. Prefiro torta com salada, mas quando fico com preguiça vai torta com torta mesmo. Beijinho!

Eliana Scaramal disse...

Realmente torta é um curinga, gosto de ter sempre uma boa torta no frezeer assim nunca fico na mão com visitas de ultima hora. Esta linda sua torta!

Related Posts with Thumbnails