sábado, agosto 08, 2009

Torradas, queijo e ovo pochê (Buck Rarebit)

Que delícia, está chovendo! Uma brisa fresca com cheiro de terra molhada começa a invadir a minha casa. Nada melhor que um bom livro, vinho e queijo para completar esta tarde gostosa de verão. Pego um livro muito bacana, 1001 Foods to Die For, e uma fotografia chama minha atenção. Torradas, ovo pochê e queijo derretido. Pronto, já sei qual será o meu lanche. O autor, Corby Kummer, explica que este era um prato servido no final das refeições na era Vitoriana. Depois se tornou café da manhã, almoço e uma refeição para qualquer hora. Servido sem ovo é conhecido como Welsh Rarebit e com ovo Buck Rarebit.

Ingredientes (para uma refeição):

- 2 fatias grossas de pão de forma;
- 1 ovo fresco (ou retire-o da geladeira com alguma antecedência);
- 1 colher (sopa) vinagre branco;
- 1/2 colher (sopa) de manteiga;
- 1 fatia grossa de queijo (de preferência cheddar);
- um pouco de English Ale (um tipo de cerveja escura);
- 1 colher (sopa) de mostarda ou muitas gotas de molho inglês; e
- sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:

  1. Ovo Pochê: Em uma panela coloque bastante água para ferver. Quebre o ovo dentro de uma tigelinha, e quando a água ferver acrescente o vinagre e despeje o ovo de uma só vez. Deixe cozinhar por 3 minutos e retire-o da água (no youtube tem alguns vídeos explicando como fazer ovo pochê).
  2. Em uma frigideira derreta a manteiga, gratine o queijo, acrescente a cerveja e o molho inglês. Coloquei quase 3 colheres (sopa) de cerveja.
  3. Despeje o queijo derretido sobre as fatias de pães, coloque o ovo sobre o queijo e leve ao forno para gratinar (3 a 5 minutos). Esta etapa é importante porque o queijo fica ligeiramente dourado e também elimina a água do ovo pochê.
  4. Acrescente sal e pimenta e sirva imediatamente.
Fonte: 1001 Foods to Die For, by Corby Kummer

3 comentários:

paulo césar giordano disse...

Por Dios! Me deu tanta água na boca que até engasguei! bueno, meio trabalhoso para uma torrada com ovos, mas sem dúvida deve valer a pena para sair da rotina. Vou esperar voltar a Vancouver para provar essa iguaria!
beijOm, vou correndo agora fritar um ovinho básico, ih ih ih

Lua Limaverde disse...

Adorei as novas receitas! Bom te ver de volta! Beijos!!!

Paula disse...

Oi Pá, parece que é um pouquinho trabalhoso, mas não é! Leva 10 minutos para preparar. Pode deixar que faço com muito prazer qualquer receita que vc quiser.
Beijocas.

Oi Luna, obrigada pela visita. Beijocas!

Related Posts with Thumbnails